Proteger as articulações desde jovem é muito importante para chegar à idade adulta com vitalidade e disposição. Com o tempo os joelhos, tornozelos, mãos, pés, coluna, ombros e outros membros começam a doer e as dificuldades para se sentar, levantar, escrever e praticar atividades físicas aparecem.
Mas é possível mantê-los saudáveis com uma substância conhecida, mas sempre associada à firmeza da pele: O colágeno. Essa proteína é fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular. Tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos, permitindo a execução dos movimentos do corpo (sem as cartilagens articulares, um osso se chocaria com o outro e não seria possível se movimentar direito).
A principal fonte de colágeno vem da alimentação. Apesar de o colágeno ser produzido normalmente pelo organismo desde que nascemos, estudos mostram que a partir dos 30 anos sofre uma perda gradual de proteína, algo em torno de 10% ao ano.
Inclua no seu cardápio com freqüência alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, frango, peixes e ovos, que são a principal fonte de colágeno. Já vegetais como soja, feijão, lentilha e grão de bico, apesar de não serem fontes diretas de colágeno, são fontes de proteínas que contribuem para a formação dessa substância.
É preciso cuidar das articulações e quanto antes, melhor. Equilibrar a alimentação, praticar uma atividade física e não se expor a fatores que causam riscos à saúde (fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e noites mal dormidas), que conseguimos uma vida mais saudável e equilibrada!
Boa semana!
Alcione Marocolo

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este post