quinta-feira, 14 de junho de 2012

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue - Parabéns para você que salva vidas!

 A doação de sangue é segura e demora cerca de trinta minutos. Todo material utilizado na coleta do sangue é descartável, garantindo a segurança do doador.

Para doar sangue é preciso:

- Ter entre 18 e 65 anos e mais de 55 quilos
- Estar em boas condições de saúde e alimentado, mas não pode ter ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
- Não ter tido gripe ou febre nos últimos sete dias
- Ter feito a última doação há mais de 90 dias se for mulher ou 60 dias se for homem
- Não ter feito tatuagem há menos de um ano
- Não estar grávida ou ter tido parto ou aborto há menos de três meses
- Não estar no período de amamentação
- Não ter nenhuma doença crônica do tipo cardiopatia, diabetes, tuberculose, doença renal, epilepsia ou hepatite
- Não ter antecedente ou apresentar fator de risco para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão - sífilis, doença de Chagas, Aids, Hepatites B e C, malária, HTLV I/II

Alcione Marocolo

Encontro Marcado com Alcione Marocolo: Lideranças da Estética e Empregadas Domésticas



 
A esteticista e apresentadora Alcione Marocolo promove encontro na próxima segunda-feira, dia 18, com as Lideranças da Estética de Juiz de Fora e região. Os “caciques” da estética irão discutir sobre a regulamentação da profissão de esteticista e sobre o sindicato da classe. O encontro também será oportunidade para troca de experiências e ideias. Antes disso, no sábado, dia 16, a esteticista irá realizar o Primeiro encontro de Empregadas Domésticas e Profissionais da área para conversar sobre o “I Seminário das Empregadas Domésticas de Juiz de Fora” que acontecerá em Agosto.

Juliana Assis de Almeida, Assessoria de Imprensa

Papo de Mulher: 80 Anos da Conquista do Voto Feminino



 
"Em 2012 comemora-se 80 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. O direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.  As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946. O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país."

Juliana Assis de Almeida (Assessoria de Imprensa Alcione Marocolo) 

Fonte: Folha Online