terça-feira, 31 de maio de 2011

Assista ao vídeo que Alcione Marocolo gravou para as comemorações do aniversário do Teatro da Academia-TIA

Matéria Escrita para o site da Associação Brasileira de Micropigmentação- CONFIRA!

A DIFERENÇA ESTÁ NO DETALHE


Nos últimos tempos, assistimos a um grande crescimento na demanda de clientes para os profissionais de estética. Além disso, com o incremento da indústria cosmética e o surgimento dos Cursos Tecnólogos crescem também as oportunidades de emprego na área para os esteticistas brasileiros. Com a melhoria na qualidade da formação destes profissionais, nossa credibilidade junto às áreas correlatas se solidifica a cada dia e isso alavanca, cada vez mais, nossa profissão.
A ESTÉTICA nunca esteve tão em voga. Observamos, entusiasmados, os jovens planejarem seu futuro seguindo a carreira de esteticistas. Para quem (como eu) começou no ofício há mais de 15 anos, se lembra de que muitas vezes, tínhamos que dizer o nome de nossa profissão várias vezes e explicar seu significado... Atualmente, é raro quem não tenha sua esteticista de confiança! Com a micropigmentação não é diferente. Novas tecnologias, profissionais cada vez mais esmerados e o início de uma Nova Era na Micropigmentação preconizada pela criação da Associação Brasileira de Micropigmentação tem feito a diferença, encerrando uma hegemonia e um corporativismo de anos liderados por empresas que vendem equipamentos.
Bem, com tamanha projeção conclui-se que aumentou também a concorrência! E é por isso que hoje, destaca-se mais aquele profissional que se esmera nos detalhes! As minúcias, num mercado concorrido, podem fazer a diferença e fidelizar clientes.Por isso, todo profissional deve repensar sua forma de atender e receber seus clientes. Deve também reavaliar sua formação e apresentação no mercado.Conduzir suas ações com Ética e respeito ao ser humano torna-se a melhor maneira de conquistar a sociedade e elevar nossa profissão aos mais altos patamares onde ela deve estar por direito.

Abaixo, relaciono algumas maneiras de tornar sua empresa cada vez mais especial e fazer de seu atendimento um momento de prazer para quem o procura:
1. Ofereça e exija pontualidade, o tempo hoje é matéria preciosa para todos.
2. Seja extremante honesto e leal com seu cliente, ninguém suporta mais a falta de ética que assola nosso país.
3. Prometa somente o que pode cumprir.
4. Atualize-se sempre, não há nada pior que um profissional que sabe menos que seu cliente.
5. Mantenha seu ambiente de trabalho sempre muito organizado e limpo.
6. Retire da parede os diplomas velhos e empoeirados, sua conduta deve falar mais que mil papéis.
7. Renove, a cada ano, a sua decoração.Evite flores artificiais, bonequinhos da sorte e outras quinquilharias que atrapalham a circulação da energia positiva e poluem o visual. Peça ajuda a um decorador ou arquiteto.
8. Sua sala de espera é seu cartão de visitas, por isso cuidados com: mesa cheia de papéis, revistas velhas e rasgadas, café frio, biscoito murcho, paredes mal pintadas.
9. Sua equipe deve ser uma extensão do seu atendimento. Avalie seu desempenho constantemente através de pesquisas junto a seus clientes, faça reuniões periódicas para ajustes de procedimentos, oriente e exija que se atualizem sempre.
10. O telemarketing é uma ferramenta poderosa de relacionamento com os clientes. Use-o para informá-los sobre novos tratamentos e promoções, lembrar aniversários, verificar sua satisfação em relação aos tratamentos adquiridos, etc.
11. Fazer parcerias com empresas vencedoras é uma maneira de agregar valor ao seu atendimento, principalmente se tal parceria se reverter em vantagens para seus clientes. Exemplo: seus clientes têm desconto especial numa excelente academia de ginástica da cidade.
12. Sua empresa tem que estar presente na INTERNET. Se você não gosta ou não se interessa pela rede mundial de computadores mude já seus conceitos, estar fora dela é estar fora do mundo!
13. Surpreenda seu cliente sempre. Mude constantemente seus protocolos de atendimento, seus aromas, seus equipamentos. Surpreenda-o!
14. Invista em conhecimentos adcionais. Estude incansavelmente a pele e seus anexos, colorimetria, esterilização
15. Se você ainda não tem, forme uma equipe multidisciplinar que se reúne para discutir casos, estudar e trocar informações. No futuro, vocês podem formar uma cooperativa, apresentar trabalhos em Congressos, e até criar núcleos de atendimento fortes e competitivos.
16. Reúna seus clientes em eventos informativos. Faça pequenos meetings (encontros) de beleza onde as pessoas podem aprender mais sobre micropigmentação e se divertir. As mulheres adoram este tipo de coisa e você estreita seus laços com as clientes além de divulgar sua clínica.
17. Mantenha-se em contato com órgãos como a Vigilância Sanitária e o PROCON. Evite problemas seguindo à risca as exigências legais para o exercício da profissão.
18. Conheça e use todas as boas práticas e métodos de esterilização e desinfecção de equipamentos e local de trabalho. Lavar as mãos constantemente é o primeiro,o mais simples e importante deles.
19. Ter à mão o Código de Defesa do Consumidor e o Código de Ética da sua classe é nossa obrigação.
20. Cuidar de sua própria saúde e manter-se saudável é uma demonstração de carinho e respeito para quem o procura e condição indispensável para uma ótima relação entre profissional e cliente. Cuide-se!!
No que tange à sua formação pessoal:
1. Leia muito e tudo que for possível, adquira conhecimentos gerais.
2. Reaprenda o português antes de querer aprender outras línguas.
3. Organize-se para ingressar em um Curso Superior relacionado ao seu trabalho, o curso só vai fazê-lo exercer sua profissão com mais segurança e entusiasmo.
4. Estude, estude e estude.
5. Faça um curso de computação urgente!
6. Seja leal com seus colegas de profissão.
7. Filia-se a uma entidade de classe(ABRAMI), exerça a sua cidadania contribuindo para o processo de regulamentação da profissão.
Enfim, use e abuse da criatividade e do amor pela profissão para tornar seu dia-a-dia mais instigante e crescer profissionalmente. Somente fazendo nosso ofício com paixão poderemos nos orgulhar de nossa profissão e edificá-la como ela merece. Bom trabalho!

http://abrami.com.br/espaco_profissional.php

Matéria escrita para a Revista Personalité- CONFIRA!


Profissional de Estética e a Responsabilidade Social
Alcione Marocolo

Resumo

O compromisso com a sociedade em que vivemos deve ser uma das preocupações dos profissionais do novo milênio. Cientes de que, só é legítimo o trabalho que é feito para e com a sociedade, propomos com este artigo, uma reflexão sobre o papel dos profissionais da beleza na construção de uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades e que se preocupa com a qualidade da vida no planeta.
Palavras-chave: responsabilidade social, profissional, sociedade.
Introdução

A história da profissão de esteticistas no Brasil é bastante recente. Tem-se notícia das primeiras profissionais a externarem tal ofício há cerca de cinqüenta anos. A brevidade de sua existência, no entanto, não impediu que víssemos, nos últimos anos, um vertiginoso interesse da sociedade pelos benefícios que os recursos estéticos poderiam lhe trazer. Na panacéia de atingirem a beleza (e como conseqüência dela, a felicidade) vemos uma corrida cada vez maior aos salões de beleza e às clínicas de estética. A procura crescente por esses profissionais gerou uma valorização do enfoque social da profissão e uma vertiginosa busca por aprimoramento cultural. Muitos profissionais têm se beneficiado de tal ofício que se apresenta atualmente como uma carreira rentável e promissora. Falar em responsabilidade social para esta classe profissional emergente não é por demais precoce. É primordial reverter para a comunidade em que vivemos os benefícios dela advindos. Importante também entender que cabe a cada cidadão e a cada empresa uma parcela de comprometimento para a construção de uma sociedade mais digna e justa. “A nova postura da empresa cidadã baseada no resgate de princípios éticos e morais passou a ter natureza estratégica” (João SUCUPIRA, 2000). Tais ações fortalecem o espírito de cidadania e agregam valor à profissão de Estética frente à sociedade, o que irá se refletir em aumento de oportunidades de mercado. Vejamos a seguir como o profissional/cidadão pode contribuir para o crescimento de sua comunidade.
Interagir para Crescer

A interação dos profissionais com a sociedade é um momento de crescimento para ambos. Conhecer as necessidades e carências da comunidade em que vive torna o profissional atento à realidade à sua volta e reafirma seu compromisso de partilhar os benefícios advindos com o trabalho. Apoiar e incentivar ações que visam à inserção social das classes menos favorecidas melhora a imagem do profissional e das empresas, junto à seus clientes atuais e potencias. “Hoje, os cidadãos, cada vez mais informados e conscientes, esperam que as empresas tenham não só direitos, mas também responsabilidades para com as sociedades onde e com quem atuam” (Ibid., p. 21). Hoje em dia, cada vez mais pessoas das mais diferentes áreas tem se interessado pelo chamado Terceiro Setor, e muitas tantas gostariam imensamente de realizar projetos nessa área e não sabem como.O primeiro passo é procurar se informar a cerca de projetos bem sucedidos já realizados. A partir de experiências positivas pré-existentes podem-se produzir trabalhos originais e muito produtivos. Além disso, o profissional interessado em ingressar nesta seara deve desenvolver a sensibilidade, uma vez que lidará diretamente com a diversidade, a pobreza e a desigualdade. Também não podem faltar a perseverança, a coragem e a determinação já que muitas vezes irá se deparar com inúmeras dificuldades. É importante procurar conhecer a realidade sócio-econômica e cultural do país e as formas de melhor sustentar os projetos que pretende montar.
O bom profissional deve ter em mente que possui forte influência sobre seus clientes, fornecedores, funcionários e parceiros. Com seu comportamento ajuda a construir padrões de conduta e influencia o ambiente à sua volta. Conduzindo-se de forma ética e solidária se constitui num importante parceiro na preservação do planeta, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na busca de uma sociedade harmoniosa. “O conceito de responsabilidade social está se ampliando, passando da relação socialmente compromissada da empresa com a comunidade, para abranger todas as relações da empresa: com seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, concorrentes, meio ambiente e organizações públicas e estatais. Passa a ser uma forma de gestão empresarial, aplicando princípios e valores a todas as práticas e políticas da empresa” (GRAJEW, Oded.2000, p. B2).
Áreas de Atuação e Novos Projetos
Há várias áreas onde se pode atuar através de projetos humanitários. São elas: educação para a saúde, diversidade e exclusão social, meio ambiente, prevenção de doenças endêmicas, qualidade de vida, entre outras. Desde o ano de 2002, coordeno campanhas de prevenção ao câncer de mama em minha cidade e só posso dizer que o trabalho é edificante. A partir da inclusão do tema Responsabilidade Social na disciplina Ética e Legislação Profissional, no curso Tecnólogo de Estética e Imagem Pessoal, da Universidade Salgado de Oliveira-Campus Juiz de Fora/MG, estamos propondo uma reflexão ética para nossos alunos, visando o despertar de valores e atitudes que incentivem a prática da gestão socialmente responsável. A integração das idéias de nossos discentes, durante as aulas gerou projetos interessantíssimos à cerca do tema. Através de reflexões em conjunto, criamos balizadores comportamentais para a construção de uma consciência cada vez mais ética e cidadã. A seguir, listamos alguns projetos formulados pelos alunos do terceiro período, do Curso de Estética e Imagem Pessoal, turno noturno, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), primeiro semestre de 2005. Repare que com criatividade e boa vontade muito se pode fazer para amenizar o grito dos excluídos.